Visualizações!!!

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Resumo Rapsódia em Agosto

Quatro adolescentes japoneses ficam na casa de sua avó em Nagasaki, a velha senhora ainda sofre com a perda do marido, morto na escola onde trabalhava quando a bomba atômica explodiu na cidade, assim como milhares de outras pessoas. Clark é um sobrinho americano, descoberto pelos filhos da senhora durante a viagem, que decide visitar a família e pedir desculpas pelo ocorrido, ao tomar conhecimento da forma com que o tio morreu.
 A avó traz a imagem da geração que presenciou a guerra e seus horrores, como cita uma das crianças ao longo do filme, aquelas pessoas presenciaram o que há de mais terrível.
Em uma tentativa de entendimento entre as gerações, o filme traz a busca por passar aos netos o que significou aquele momento, mas sem incentivar de forma alguma o ódio ou o ressentimento em relação aos norte-americanos.
A inclusive, no momento em que o primo Clark chega ao Japão, um diálogo no qual uma das crianças questiona se seria justo rejeitar o parente norte-americano por causa da bomba quando ele nem mesmo viveu a guerra, levando em conta somente sua origem.
No momento em que três dos netos visitam Nagasaki se revoltam com a bomba atômica e, até mesmo, criticam seus pais, dizendo que “as pessoas esquecem rápido demais”, fica clara tal necessidade.
Fundamentalmente, é colocada a questão de que as bombas atômicas foram atos terríveis, que não devem ser desprezados ou esquecidos de forma alguma, mas não de forma a incitar o ódio pelos Estados Unidos e sim com a finalidade de convencer a todos sobre a crueldade da guerra.
Tais expressões ressaltam ainda mais a noção de que não há bom e mau, vítimas e criminosos, a guerra é a verdadeira culpada por toda a desgraça que envolve a vida dessas pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário